Pela extensão
do seu domínio surge e desenvolve-se outra grandiosa civilização. No jardim do
imperador colhi uma ornamentação linear, onde um sentido assimétrico e rítmico se
observa na poesia das flores.
A vocação de
um mundo espiritual transita na extraordinária fantasia figurativa que a conduz
a representação da figura humana. Tocados por uma certa densidade não resta nenhuma
esperança no horizonte apesar de tão livres e tão cheios de entusiasmos.
O sentido
mágico e abstrato das cores, iluminadas de poemas residentes, nas cortes locais
nas quais se escurecem os ecos dos lamentos. Sem renunciar à pura fantasia, o
poeta faz florescer uma força realística capaz de celebrar e exaltar os
aspectos humanos.
Representando
a vida dos homens, nas suas origens remotas, com suas cerimônias e suas festas
encontra-se de fato a face da cultura do encontro. Plenos de sentido narrativo os
dias aparecem dispostos segundo ritmos circulares. Isolado do resto do mundo, o artista não
idealiza o real, mas apenas faz um retrato fiel do que observa na vida social.
As vagas
sinuosas da realidade cotidiana claramente desenhada e pintada a têmpera sobre
tijolos anunciam a liberdade. Porém, o homem insiste com seu canto fúnebre
ecoar o medo da solidão para, assim, produzir um assalto noturno na alma e
fazer ressaltar do fundo claro da noite as suas formas e cores suaves que são
compostos pelos desejos humanos.
José Lima Dias
Júnior, 19:02, 29/07/2013.
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