Para colher os aspectos
transfigurados até negar sua própria natureza, o homem busca na materialidade
do meio expressivo a comunicação das imagens, anulando os valores e recriando nos
tons das manhãs uma narrativa contada com realismo invulgar contidos na
superfície de um desenho linear. A herança clássica manifestava novas e imponentes formas de civilização já
evoluída, de modo, a poder vê-la enquadrada por uma moldura que parece evocar a
insensatez dos homens.
De tua unidade linguística e cultural
procuro de qualquer modo reproduzir as cores vivas que revestem o tempo. Para
descobrir todo aquele mundo, de juventude e de inocente felicidade, que escorre em volta das minhas mãos. Figuras
inanimadas movem-se com lentidão dentro do espaço limitado de um rio que
deságua em ti. Constituindo uma nova era alcança uma forma substancial tardia,
embora aludisse claramente à gênese de um ambiente popular. De modo
perfeitamente simétrico, mantido em gestos densos e vibrantes, abandona os
valores morais.
A superfície turva das quimeras
cria modulações pictóricas de um horizonte sem fim, roubando-lhes a opacidade
dos dias e o valor poético da desesperança. Uma exaltação quase simbólica
reaparece muito clara nos painéis vivos tingidos pela piedade humana. Incisivo
como a representação dos Evangelhos, quase irreal, recordamos a hierática
imagem do sofrimento divino, tocada pelos raios de luz que emanam do arrebol à
substância vital dos querubins confinados nos confins celestiais.
Por José Lima Dias Júnior
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